Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A CRIAÇÃO DO PET/PESCA - UFPA



Histórico e Marco Referencial


Em 2006 com o edital 03/22/06 de expansão dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), iniciou-se o desenvolvimento do projeto do PET/PESCA-UFPA com auxilio da diretora da faculdade de engenharia de pesca Profa. Dra. Zélia Maria Pimentel Nunes e o vice diretor Prof. Dr. Rodrigo Yudi Fujimoto, porém naquele ano a proposta submetida não foi aprovada. No ano subseqüente, sem perda de animo, a proposta foi melhorada e readequada ao manual básico do PET, ressaltando ainda mais a indissociabilidade ensino-pesquisa e extensão, sendo aprovada e registrada no diário oficial da união no dia 12 de junho de 2007.
Então em Primeiro de Setembro de 2007 o PET/PESCA-UFPA inicia suas atividades composto pelo tutor Prof. Dr. Rodrigo Yudi Fujimoto e quatro bolsistas petianos: Diego Cavalcante Rey, Ezequias Procópio Brito, Ivana Barbosa Veneza e Victor Hugo Silva e Silva. Um marco importante dentre as atividades iniciais do grupo foi a palestra intitulada “Saio como engenheiro e agora o que faço?”, idéia essa sugerida pelos próprios integrantes para mostrar as áreas de atuação do engenheiro de pesca para toda comunidade acadêmica do curso e também pessoas da comunidade. Isso promoveu uma integração positiva do grupo com a comunidade acadêmica e também um estimulo para o trabalho árduo que é se formar como engenheiro de pesca. Para o grupo houve estimulo para continuar a desenvolver as atividades programadas e já observou-se a integração dos membros como realmente um grupo, fato esse muito importante para o desenvolvimento, profissional e pessoal dos petianos.
Ressalta-se que no Pará existem 13 grupos PET de diferentes áreas do conhecimento, sendo que somente o PET/PESCA-UFPA se encontra fora de Belém, o único do interior do estado, fato esse que possui prós e contras, mas que com certeza auxiliam no desenvolvimento e crescimentos dos petianos devido a superação de obstáculos como distância e a dificuldade de interação com demais grupos PET. 


 Principais atividades desenvolvidas

O PET/PESCA-UFPA tem como objetivo a indissociabilidade da tríade ensino pesquisa e extensão e dentre as suas atividades contempla-se: organização e apresentação de palestras, organização de eventos, apresentação de trabalhos em congresso, divulgação de atividades num site, reuniões administrativas, estágios rotatórios, exibição de vídeos relacionados à área, visitas técnicas, embarque de membros do pet em incursões da marinha, entre outras.
Algumas atividades podemos destacar devido a sua importância tanto para o crescimento profissional, e pessoal quanto superação de dificuldades e união entre o grupo. Dessa maneira, ressaltamos participação do grupo na organização da III Semana de Engenharia de Pesca do Pará que ocorreu nos dias 10,11 e 12 de dezembro de 2007, ou seja, quatro meses após o inicio das atividades do grupo. Além disso o Grupo organizou também juntamente com essa semana uma semana cultural com a organização do primeiro festival de musica “Pescando Talentos” realizado após as atividades técnicas da semana. Essas atividades desenvolveram e consolidaram o sentimento de grupo, a responsabilidade, a tríade pesquisa ensino e extensão, além de todo conhecimento técnico advindo das palestras da semana.
Outra atividade importante são as visitas técnicas, elas são agendadas e realizadas em diferentes estabelecimentos relacionados às áreas de atuação do engenheiro de pesca (pisciculturas, indústrias de pescado, carcinoculturas entre outras). Essas visitas são de grande importância para o crescimento profissional do petiano e que ao longo de sua carreira acadêmica poucas são as chances de se obter essa parte pratica. Devido o PET PESCA-UFPA se encontrar no interior, geralmente são realizadas no final de semana, assim os petianos organizam toda a agenda da visita e ao final elaboram um relatório técnico dos locais, que posteriormente é discutido com o grupo em reunião.
Um grande avanço nas atividades do PET/PESCA-UFPA foi a realização em 2007, juntamente com o laboratório de Pesca e Navegação (LAPEN) Coordenado pelo Prof. MSc. Francisco Carlos Holanda, do primeiro ciclo de palestras científicas do curso de Engenharia de Pesca de Bragança, destinado a todo corpo discente da faculdade, na qual os alunos expunham oralmente seus trabalhos de pesquisa e então eram avaliados por uma banca de dois professores do curso. Essa atividade tinha como objetivo o desenvolvimento da oralidade dos alunos, da responsabilidade, da organização de eventos e também de divulgação das pesquisas realizadas pelos professores orientadores junto à comunidade acadêmica. Além disso, essa atividade se torna de grande importância porque devido ao sucesso da primeira semana foi-se realizado no ano seguinte a segunda semana e que a partir desta, a pedido da Profa. Dra. Zélia Maria Pimentel Nunes, que esse ciclo fosse caracterizado como uma atividade curricular, demonstrando o auxilio do programa PET para a melhora da qualidade de ensino no curso de Engenharia de Pesca.
Outra atividade que chama atenção é a de pesquisa de coletores de semente de ostra, esse trabalho esta sendo realizado pelos técnicos da EMATER, e foi requisitado ao grupo PET/PESCA a confecção de coletores de ostra no estuário do nordeste paraense no município de Augusto correia, na comunidade de Nova Olinda. Esses coletores são confeccionados com garrafas Pet. Devido a integração entre o grupo PET o colegiado do curso e a EMATER, um projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Zelia Maria Pimentel Nunes foi confeccionado e aprovado pelo CNPq no final de 2008, onde ao petianos participam como colaboradores desse projeto. Essa pesquisa é uma dentre outras, mas de fundamental importância pois os alunos estão auxiliando uma comunidade pesqueira, estão reciclando materiais que seriam jogados fora, de forma que os alunos entendam e interiorizem o conceito de uma aqüicultura sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário