Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2012

Visita técnica a Unidade Didática de Bragança - UDB


Boa tarde parceiros do grupo PET-Pesca, na manha de ontem (01/03/12) o grupo realizou uma visita técnica a Unidade Didática de Bragança (UDB) que fica localizado as margens da estrada monte negro, passando do ponto de captação da Cosampa no rio Chumucui, os integrantes do grupo PET-Pesca juntamente com os graduandos de Ciências Naturais acompanhados pela tutora Profª. Drª. Marileide Alves, realizaram visita técnica a UDB com finalidade de realizar treinamento sobre compostagem e a implantação de um minhocario, sobre a orientação do Agrônomo Valdeide Lima (Barba). O objetivo desse treinamento e de prepara os alunos do PET-Pesca a estarem aptos a usarem esses métodos na obtenção de húmus (adubo) a partir de resíduos orgânicos como grama cortada, esterco, resto de frutas e alimentos, serragem entre outros. No entanto, o Grupo PET por esta dentro do curso de graduação de Engenharia de Pesca estará usando resíduos de pescados (fornecidos por uma indústria local de processamento de pescados) misturados com grama cortada o que é encontrada no próprio campus Universitário de Bragança, para fazerem a compostagem.
A compostagem é a produção do composto (adubo) orgânico formado por matéria orgânica humidificada, obtida a partir da transformação (decomposição biológica e química) de restos orgânicos pela ação microbiana do solo.
No final da decomposição, o composto apresenta estrutura fofa, cheiro agradável, temperatura ambiente, pH próximo a neutralidade, livre de agentes patogênicos e de sementes de ervas daninhas, (SECTAM, 2003.).
O grupo usará o composto para adubação de uma horta que estará implantada no Campus, onde já se conseguiu espaço disponibilizado pela faculdade para o grupo executar tal ação.
Esse trabalho tem em vista o aproveitamento de resíduos de pescados, agregando valor a esse material que é largamente descartado no lixão da cidade bragantina, sendo assim, um trabalho de importância ambiental, além de fornecer através do processo de compostagem um adubo de qualidade e com propriedades que servem para enriquecer solos pobres, melhorando a sua estrutura e permitindo uma boa fertilidade, aumentando a capacidade das plantas na absorção de nutrientes (macro e micro), fornecendo substâncias que estimulam seu crescimento. Pode-se citar os macronutrientes - N, P, K,Ca e Mg e os micronutrientes - Bo, Cl, Cu, Co, Na, facilita a aeração do solo, retêm a água e reduz a erosão provocada pelas chuvas, funcionando como inoculante para o solo, acumulando os macro e microorganismos (fungos, actinomicetos, bactérias, minhocas e protozoários) que são formadores naturais do solo.

Foto: Compostagem feita na UDB, usando esterco bovino.

          Se você acho interessante o método de compostagem faça o download de matérias que ensinam as etapas desse processo.

2 - Compostagem - PDF

No caso do minhocario, será usado para a mesma finalidade, mas o grupo ainda irá analisa o uso desse método na obtenção de húmus para a adubação da horta.
O processo de reciclagem de resíduos orgânicos através da criação de minhocas em minhocários, oferecendo importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos, como o lixo domiciliar. O produto final da vermicompostagem constitui num excelente fertilizante orgânico capaz de melhorar atributos químicos (oferta, melhor retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos ao solo).
Se você acho interessante a utilização de minhocario para produção de fertilizantes, faça o download de matérias que ensinam as etapas desse processo.

Foto: Minhocário da UDB.


3 - Cartilha de voltada a agronegócios - Disponível em um site em PDF.
4 - Agricultura na Prática - PDF , Cartilha contendo vários métodos de produção de adubos.



O grupo PET-Pesca e os alunos do 3ª período de Ciências Naturais agradecem com grande satisfação a visita realizada a Unidade Didática de Bragança (UDB), centro de pesquisas da EMATER Bragança.

Um comentário: